TEORIAS PSICOGENÉTICAS
De
difícil diagnostico o SAF, síndrome alcoólica fetal, desenvolvidas por crianças
as quais suas mães fizeram uso de bebidas alcoólicas durante a gestação.
Síndrome que provoca desde o nascimento pré-maturo até problemas no
desenvolvimento físico e mental, vem sendo negligenciado pela sociedade medica,
em muitos destes casos por falta de informação dos profissionais da área da
saúde. O SAF geralmente ocorre em famílias de baixa renda e escolaridade, onde
a gravidez não foi planejada. Com isso nascem crianças com uma serie de
anomalias congênitas, desde a microcefalia a restrição do desenvolvimento
psicomotor. Trataremos a seguir das
dificuldades no desenvolvimento intelectual. As crianças portadoras do SAF têm
um baixo desempenho no que se refere ao desenvolvimento intelectual, este
caracterizado por distúrbios da aprendizagem e do comportamento, déficit da
memória e da atenção; hiperatividade; impulsividade e agressividade.
É
possível perceber alguns damos ao desenvolvimento da criança portadora do SAF. Em
pesquisa feita por um grupo de estudantes de enfermagem Nascimento, Almeida e
Souza (Esc Anna Nery Rev Enferm 2007, p. 619), no hospital de Neurologia, no
Rio de Janeiro, onde foi possível constatar o grau de desenvolvimento das
crianças e adolescentes diagnosticados com o SAF, os atendimentos aconteceram
no Núcleo de Atenção à Síndrome Alcoólica Fetal NASAF. Cabe registrar que os
sujeitos se encontravam na faixa etária de 12,10 anos (doze anos e dez meses) e
17,3 anos (dezessete anos e três meses). E após a pesquisa feita com base na
Escala de Desenvolvimento de Heloisa Marinho (RJ, LivroLtda1977.), foi
percebido que os pesquisados apresentavam Idade de Desenvolvimento entre 2,11
anos (2 anos e 11 meses) e 8,4 anos (8 anos e 4 meses). Salientando que a
Heloisa Marinho foi influenciada por um dos mestres do desenvolvimento infantil
o Lev Vygotsky. Na teoria deste
importante autor, a criança de 12 anos não estaria em uma etapa especifica,
pois, este autor não categoriza desta maneira, muito provavelmente esta criança
estaria em um importante momento de internalização, onde começaria a tomar como
propriedade as influencias sociais (ex. regras de convivência) mais segundo
teste aplicado ela ainda se encontra na zona onde a fala precede a ação,
estando bem atrasada em seu desenvolvimento intelectual. Visto que para
Vygotsky a interação biológica e social é à base do desenvolvimento cognitivo.
O que nos faz refletir que o fator biológico não está no nível desejado para um
desenvolvimento pleno, dessas crianças.
Esta
pesquisa foi realizada em um grupo de seis indivíduos, três do sexo feminino e
três do masculino, onde os mesmos se esquivam, ou se recusa a manter contato
com outras pessoas, ou com qualquer outro aspecto do ambiente sociocultural no
qual está inserida. Esta recusa ao contato social impossibilita o
desenvolvimento das funções psicológicas superiores, para Lev Vygotsky (1954),
é primordial a interação entres as pessoas para um desenvolvimento total,
quando o ser nasce e vai crescendo se faz necessário estímulos, alguém que lhe
mostre objetos e os nomeie, lhe deem uma função, para que o ser em
desenvolvimento possa criar seu repertorio pessoal. Esses estímulos podem vir
através de objetos do dia adia, brinquedos lúdicos coloridos, que chamem
atenção da criança, bem como o deslocamento por ambientes fora do contexto da
criança (um zoológico, parque). No caso das crianças deste estudo as manifestações
mais leves, encontram-se crianças que não iniciam contato verbal, não respondem
quando solicitadas, não brincam com outras crianças, ou mesmo mostram falta de
interesse pelos estímulos externos. Todas as crianças e adolescentes do grupo
apresentavam dependência total dos pais ou responsáveis.
A
adolescência é uma fase evolutiva do ser humano e deve ser estudada a partir
dos ângulos biológico, social e psicológico. O adolescente, em sua busca pela
identidade adulta, passa por um processo turbulento de dúvidas e insegurança.
Segundo Piaget (FLAVELL, J. H. 1996, p 42). Outro grande estudioso do
desenvolvimento humano que também influenciou o Lev Vygotsky, o desenvolvimento
do adolescente é uma equilibração progressiva e o sujeito nessa fase busca
construir o pensamento hipotético dedutivo a partir de uma tomada de consciência
progressiva. Levando em conta todo o processo de desenvolvimento cognitivo
desde o nascimento, até este momento,
todos os seus aprendizados vão se acumulando, transformando, sendo excluídos,
para que se forme um ser em sua plenitude, no caso dos portadores de SAF, é
preciso que uma equipe multidisciplinar de psicopedagogos, psicólogos,
neurologistas, professores e família venham a trabalhar em conjunto, visando que o portador da síndrome venha atingir o
melhor nível de desenvolvimento que eu meio biológico lhe permita, auxiliado ao
máximo pelo meio social.
INTEGRANTES
CARLIANE SILVA
GIOVANNA BARBOSA FERREIRA
LEILA KALINNY GOMES DE SOUZA
LILIANY JANUÁRIO GONDIM
MIRIAM VITÓRIA FERNANDES TAVARES
REBECA MIRANDA REIS
VITÓRIA LORENA FERREIRA VIANA
Acadêmicos do segundo período de Psicologia UNIVASF - 2018.1
GIOVANNA BARBOSA FERREIRA
LEILA KALINNY GOMES DE SOUZA
LILIANY JANUÁRIO GONDIM
MIRIAM VITÓRIA FERNANDES TAVARES
REBECA MIRANDA REIS
VITÓRIA LORENA FERREIRA VIANA
Acadêmicos do segundo período de Psicologia UNIVASF - 2018.1
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS :
ATANAZIO, Flavia. A enfermeira Pediatra Cuidando de Crianças /Adolescentes com Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) Esc Anna Nery Rev Enferm 2007 dez; 11 (4): 619-625.
TEIXEIRA, Patrícia. Adolescentes e o uso de álcool, Depressão e o Desenvolvimento Cognitivo, Araraquara S.P, UNESP,2007, P.24-35.
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