• Nó Górdio 2
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  • domingo, 10 de março de 2019

    ALCOOLISMO NAS TEORIAS PSICOGENÉTICAS


    TEORIAS PSICOGENÉTICAS


    De difícil diagnostico o SAF, síndrome alcoólica fetal, desenvolvidas por crianças as quais suas mães fizeram uso de bebidas alcoólicas durante a gestação. Síndrome que provoca desde o nascimento pré-maturo até problemas no desenvolvimento físico e mental, vem sendo negligenciado pela sociedade medica, em muitos destes casos por falta de informação dos profissionais da área da saúde. O SAF geralmente ocorre em famílias de baixa renda e escolaridade, onde a gravidez não foi planejada. Com isso nascem crianças com uma serie de anomalias congênitas, desde a microcefalia a restrição do desenvolvimento psicomotor. Trataremos a seguir   das dificuldades no desenvolvimento intelectual. As crianças portadoras do SAF têm um baixo desempenho no que se refere ao desenvolvimento intelectual, este caracterizado por distúrbios da aprendizagem e do comportamento, déficit da memória e da atenção; hiperatividade; impulsividade e agressividade.

                É possível perceber alguns damos ao desenvolvimento da criança portadora do SAF. Em pesquisa feita por um grupo de estudantes de enfermagem Nascimento, Almeida e Souza (Esc Anna Nery Rev Enferm 2007, p. 619), no hospital de Neurologia, no Rio de Janeiro, onde foi possível constatar o grau de desenvolvimento das crianças e adolescentes diagnosticados com o SAF, os atendimentos aconteceram no Núcleo de Atenção à Síndrome Alcoólica Fetal NASAF. Cabe registrar que os sujeitos se encontravam na faixa etária de 12,10 anos (doze anos e dez meses) e 17,3 anos (dezessete anos e três meses). E após a pesquisa feita com base na Escala de Desenvolvimento de Heloisa Marinho (RJ, LivroLtda1977.), foi percebido que os pesquisados apresentavam Idade de Desenvolvimento entre 2,11 anos (2 anos e 11 meses) e 8,4 anos (8 anos e 4 meses). Salientando que a Heloisa Marinho foi influenciada por um dos mestres do desenvolvimento infantil o Lev Vygotsky.  Na teoria deste importante autor, a criança de 12 anos não estaria em uma etapa especifica, pois, este autor não categoriza desta maneira, muito provavelmente esta criança estaria em um importante momento de internalização, onde começaria a tomar como propriedade as influencias sociais (ex. regras de convivência) mais segundo teste aplicado ela ainda se encontra na zona onde a fala precede a ação, estando bem atrasada em seu desenvolvimento intelectual. Visto que para Vygotsky a interação biológica e social é à base do desenvolvimento cognitivo. O que nos faz refletir que o fator biológico não está no nível desejado para um desenvolvimento pleno, dessas crianças.

                Esta pesquisa foi realizada em um grupo de seis indivíduos, três do sexo feminino e três do masculino, onde os mesmos se esquivam, ou se recusa a manter contato com outras pessoas, ou com qualquer outro aspecto do ambiente sociocultural no qual está inserida. Esta recusa ao contato social impossibilita o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, para Lev Vygotsky (1954), é primordial a interação entres as pessoas para um desenvolvimento total, quando o ser nasce e vai crescendo se faz necessário estímulos, alguém que lhe mostre objetos e os nomeie, lhe deem uma função, para que o ser em desenvolvimento possa criar seu repertorio pessoal. Esses estímulos podem vir através de objetos do dia adia, brinquedos lúdicos coloridos, que chamem atenção da criança, bem como o deslocamento por ambientes fora do contexto da criança (um zoológico, parque). No caso das crianças deste estudo as manifestações mais leves, encontram-se crianças que não iniciam contato verbal, não respondem quando solicitadas, não brincam com outras crianças, ou mesmo mostram falta de interesse pelos estímulos externos. Todas as crianças e adolescentes do grupo apresentavam dependência total dos pais ou responsáveis.

    A adolescência é uma fase evolutiva do ser humano e deve ser estudada a partir dos ângulos biológico, social e psicológico. O adolescente, em sua busca pela identidade adulta, passa por um processo turbulento de dúvidas e insegurança. Segundo Piaget (FLAVELL, J. H. 1996, p 42). Outro grande estudioso do desenvolvimento humano que também influenciou o Lev Vygotsky, o desenvolvimento do adolescente é uma equilibração progressiva e o sujeito nessa fase busca construir o pensamento hipotético dedutivo a partir de uma tomada de consciência progressiva. Levando em conta todo o processo de desenvolvimento cognitivo desde o nascimento,  até este momento, todos os seus aprendizados vão se acumulando, transformando, sendo excluídos, para que se forme um ser em sua plenitude, no caso dos portadores de SAF, é preciso que uma equipe multidisciplinar de psicopedagogos, psicólogos, neurologistas, professores e família venham a trabalhar em conjunto, visando    que o portador da síndrome venha atingir o melhor nível de desenvolvimento que eu meio biológico lhe permita, auxiliado ao máximo pelo meio social.


    INTEGRANTES

    CARLIANE SILVA
    GIOVANNA BARBOSA FERREIRA
    LEILA KALINNY GOMES DE SOUZA
    LILIANY JANUÁRIO GONDIM
    MIRIAM VITÓRIA FERNANDES TAVARES
    REBECA MIRANDA REIS
    VITÓRIA LORENA FERREIRA VIANA
    Acadêmicos do segundo período de Psicologia UNIVASF - 2018.1



     REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS :

    ATANAZIO, Flavia. A enfermeira Pediatra Cuidando de Crianças /Adolescentes com Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) Esc Anna Nery Rev Enferm 2007 dez; 11 (4): 619-625.

    TEIXEIRA, Patrícia. Adolescentes e o uso de álcool, Depressão e o Desenvolvimento Cognitivo, Araraquara S.P, UNESP,2007, P.24-35.


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